Rua Maria Preta, s/n - Santa Rita, Santo Antônio de Jesus - BA, 44570-760
Tel: (75) 9 9858-2302


Análise Ergonômica e Ginástica Laboral
ANÁLISE
ERGONÔMICA

Colaboradores saudáveis
são mais felizes e produtivos!
A Marytop, desde 2015, visa levar o conceito de saúde e segurança preventiva para dentro de empresas que buscam o bem estar completo de seus colaboradores, promovendo ganhos com produtividade das equipes e um ambiente operacional mais eficiente.
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é o estudo psicofisiológico dos trabalhadores, que busca promover a perfeita integração entre as capacidades e limitações do trabalhador, suas condições de trabalho e a eficiência do sistema produtivo. Investir na ergonomia de sua empresa é investir na produtividade, desempenho e satisfação dos colaboradores. Pois, dessa forma, medidas preventivas ou corretivas podem prevenir acidentes, corrigir erros e diminuir riscos.
Essa ferramenta permite analisar e identificar os riscos ergonômicos que os equipamentos utilizados na realização das atividades podem oferecer. Assim como a forma como são utilizados e medir os impactos que seu uso, esforço e repouso causam, direta ou indiretamente, nos funcionários em sua rotina de trabalho.
A fim de adaptar os processos da empresa para preservar a saúde e o bem-estar do trabalhador.
É necessário que a AET seja aplicada o quanto antes e, para isso, existem ferramentas que aceleram a melhoria desta análise, o diagnóstico da produtividade em prol da saúde dos colaboradores.
Destaca-se a importância da AET, que possui diversos benefícios como:
⦁ Aumento da produtividade, devido tanto à satisfação dos funcionários quanto à funcionalidade e melhoria dos processos
⦁ Redução e eliminação de multas trabalhistas ou ações movidas por funcionários que tiveram problemas de saúde decorrentes de suas atividades e postos de trabalho;
⦁ Diminui a rotatividade de trabalhadores, tornando positivo o investimento feito em cada funcionário, pois contratar, registrar, treinar e desenvolver colaboradores requer grande investimento financeiro, de tempo e de esforço.
⦁ Redução no número de atrasos e faltas;
⦁ Elevação dos padrões de qualidade e de segurança do trabalho adotado pela empresa;
⦁ Aumento do engajamento — o funcionário se sente respeitado e amparado e seu empenho e envolvimento com a empresa se desenvolvem;
Além de identificar as tarefas, atividades, equipamentos e locais que mais causam riscos aos trabalhadores, avalia-se também:
⦁ O ambiente e o impacto que cada elemento, desde a iluminação até a temperatura e os ruídos, pode causar, prejudicando e até adoecendo os funcionários;
⦁ Condução e manipulação de materiais e tarefas que exijam esforço excessivo muscular — seja dinâmica ou estática de um ou vários membros do corpo;
⦁ Impactos psicológicos, como a influência no nível de exaustão mental que essas atividades podem desencadear.
⦁ As estruturas organizacionais que envolvem as comunicações, o trabalho realizado em grupo, os projetos participativos, o trabalho, etc, a fim de adaptar os processos da empresa para preservar a saúde e o bem-estar do trabalhador.

GINÁSTICA LABORAL
A Ginástica Laboral (GL) proporciona para saúde a melhoria das condições de trabalho, reduz o índice de afastamento e ocorrências de lesões por esforços repetitivos e diminui distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.
A ginástica laboral é uma das soluções que pode ser implantada após a realização da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). É a prática de exercícios físicos, pelos colaboradores da empresa, realizada no próprio ambiente de trabalho e durante o expediente.
Os exercícios têm duração de 10 a 20 minutos e ajudam a interromper a repetitividade. Além disso, a ginástica laboral proporciona uma maior mobilidade e uma melhor postura, diminui as inflamações e traumas, com o fortalecimento do sistema musculoesquelético, e promove a diminuição da tensão muscular.
Conheça os benefícios da Ginástica Laboral
Tem com objetivo promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que:
⦁ Trabalham a reeducação postural;
⦁ Aliviam o estresse;
⦁ Diminuam o sedentarismo;
⦁ Aumentam o ânimo para o trabalho;
⦁ Promovam a saúde e uma maior consciência corporal;
⦁ Aumentam a integração social;
⦁ Melhoram o desempenho profissional;
⦁ Diminuam as tensões acumuladas no trabalho;
⦁ Previnam lesões e doenças por traumas cumulativos, como a LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho);
⦁ Diminuam a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios.
⦁ Aumento da mobilidade articular;
⦁ Aumento da temperatura corporal e dos tecidos;
⦁ Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos;
⦁ Diminuição da tensão muscular;
⦁ Reduz o risco de lesão muscular;
⦁ Interfere no desempenho da atividade a ser feito